Tecnologia 5G, confira o que muda

Tecnologia 5G, confira o que muda

A tecnologia 5G já está em quatro capitais brasileiras e em breve estará em todas as regiões. E muita coisa vai mudar com a chegada da quinta geração da internet – para empresas e usuários comuns. 

A previsão da Anatel para que a tecnologia 5G chegue a todas as cidades brasileiras com mais de 30 mil habitantes é até 2029. Da casa ao escritório, do lazer ao trabalho, das compras à segurança, será uma verdadeira revolução levando muito mais qualidade de vida em todos os aspectos do dia a dia.

A tecnologia 5G significa uma internet 20 vezes mais rápida e com um alcance muito maior. Mas ela vai muito além do celular. A internet das coisas (IoT) é um bom exemplo, abrindo um mundo de possibilidades a partir da cooperação entre os equipamentos e as necessidades das pessoas. 

Por isso, vale a pena saber mais sobre essa evolução na internet e como a hiperconectividade vai melhorar nossa vida.

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é a quinta geração dos padrões de comunicação wireless, ou seja, sem fio. Ela foi planejada para ser muito superior à 4G em tudo e começou a ser instalada no mundo em 2018. Aqui no Brasil ela chegou esse ano e já está em várias capitais. 

Em alguns anos a tecnologia 5G será a única rede de internet móvel e banda larga usada para a conexão dos dispositivos móveis, gerando hiperconectividade a partir de qualquer lugar. 

E uma das características da tecnologia 5G é justamente a latência de milissegundos (tempo do tráfego de dados). Só que, além de mais rápida, a conexão também é muito mais estável – e de longo alcance.

Como funciona a tecnologia 5G?

Da mesma forma que as gerações anteriores de internet, a tecnologia 5G também funciona por radiofrequência. A grande diferença está na mudança da velocidade: o núcleo exclusivo da rede 5G utiliza uma frequência de 3,5GHz para operar o sinal, proporcionando menor latência, com maior velocidade e maior cobertura.

Essa mudança de velocidade, ou seja, da faixa de frequência em que é transmitida, é que permite não só maior velocidade, mas também um número muito maior de conexões simultâneas sem perda de qualidade do processamento.

Para se ter uma ideia, com o 4G a cobertura é de 10 mil aparelhos por quilômetro. A tecnologia 5G possibilita que 1 milhão de aparelhos sejam cobertos no mesmo quilômetro. 

Com isso, regiões em que hoje o sinal 4G não chega, como interiores e áreas rurais, poderão ter um sinal claro e rápido de internet.

Quais os benefícios da tecnologia 5G

Cada geração de tecnologia veio para resolver um problema. A 2G permitiu que as pessoas tivessem um celular, o que não era possível com a tecnologia analógica. E o 3G chegou para conectar o serviço de voz na internet e a troca de e-mails e mensagens pelo celular. 

O 4G, por sua vez, trouxe uma mudança muito maior com a banda larga e praticamente transformou o celular em um computador de bolso. 

Agora é a vez da tecnologia 5G superar desafios conectando tudo e todos de forma segura, ao mesmo tempo que permite uma infinidade de serviços – inclusive a banda larga. 

Veja quais são alguns dos muitos benefícios da nova geração de internet:

Velocidade

As vantagens da maior velocidade da tecnologia 5G aliada à estabilidade do sinal praticamente não tem limites. Para se ter uma ideia, o tempo de conexão entre aparelhos móveis deve ser menor que 5ms (milissegundos). Hoje, a rede 4G tem latência de 30ms.

E isso se reflete nos mais diferentes campos, das transmissões de streamings à internet das coisas, dos jogos no computador à produtividade no home office ou a comunicação entre veículos autônomos.

Avanço tecnológico

Para as empresas, um dos benefícios é a aceleração rumo à Indústria 4.0, favorecendo diretamente a automação e a integração de diferentes tecnologias, como a robótica, IoT e a inteligência artificial (IA). Será o aumento da competitividade e a abertura de uma nova era do mercado brasileiro frente ao exterior. 

Aliás, a maior conectividade entre aparelhos deve expandir enormemente a internet das coisas. Será possível integrar de forma inteligente sistemas de iluminação pública e residencial, eletrodomésticos, smartphones, smartwatches, centrais de segurança, sensores meteorológicos, etc. 

Imagine programar a geladeira para comprar remotamente um item que estiver faltando? Com a IoT isso poderá se tornar realidade. A expectativa é que os eletrodomésticos já comecem a ser fabricados com sensores para a captação do sinal 5G, dentro do conceito da internet das coisas.

Consumo de energia

Ter um aparelho 5G possibilitará um melhor tempo de processamento de downloads e uploads, uma maior velocidade na transferência de dados por segundo e uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos em relação à 4G.Além disso, as baterias dos celulares devem durar pelo menos 10% mais. Isso mostra também a sustentabilidade da tecnologia 5G, contribuindo com o conceito “mais por menos” da economia sustentável.

Saúde

A melhoria dos equipamentos com conexão, estabilidade, alcance e velocidade da tecnologia 5G também promete uma revolução na área da saúde. O acesso à medicina à distância, o uso da robótica para procedimentos delicados, a rapidez nas análises de dados e prontuários eletrônicos, a integração entre os sistemas de saúde e a internet das coisas em equipamentos como frequencímetros cardíacos, por exemplo, são apenas a ponta de um iceberg de benefícios para o setor.

As antenas 5G

O Brasil decidiu implantar o chamado 5G Puro, transmitido na frequência exclusiva de 3,5 GHz. Mas o que isso significa?

Significa que toda a estrutura para a tecnologia 5G foi criada exclusivamente para ela, sem aproveitamento de sistemas criados para o uso de 4G. Quando isso acontece, o 5G é chamado de Não-Puro, porque é transmitido por antenas 4G em uma frequência menor (2,5GHz).

Assim, o Brasil está usando a tecnologia 5G Puro ou 5G SA (Standalone), em que todas as antenas e núcleos utilizados são da própria rede 5G. 

Além disso, com o 5G Puro é possível ter um acesso fixo, sem fio, que utiliza ondas de rádio para criar conexão entre torres de celular e antenas externas. Isso vai permitir conectar aparelhos e dispositivos que não têm wi-fi.

Conheça a Vivensis

A Vivensis atua ativamente na limpeza de faixa, ou seja, na migração da recepção de sinal da banda C para banda ku. Garatindo que a faixa 3,5 GHz esteja livre para implementação do sinal de telefonia móvel 5G.

Conheça nossos kits de antenas e receptores da Anatel para a distribuição gratuita. 

A empresa oferece o que há de melhor em equipamentos de última geração com ótimo custo-benefício, ampla programação HD com programação de canais e muitas outras vantagens sem mensalidade.

Venha conhecer a Vivensis e descubra a linha de produtos perfeita para as suas necessidades!